Especialidades >

Infectologia

Imagem Infectologia

A infectologia é o campo médico que atua na compreensão das reações causadas no organismo humano quando há contato com vírus, bactérias, fungos, protozoários e outros microrganismos. Com isso, o infectologista atua em quatro áreas clínicas:

  • Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias;
  • Aconselhamento na prescrição de antimicrobianos;
  • Controle de infecção hospitalar.

A especialidade exige um conhecimento bastante amplo, pois não foca em uma região específica do corpo, como outras áreas da medicina, e sim nos impactos da complexa relação entre o ser humano e os microrganismos.

Tratamentos

As doenças infecciosas e parasitárias precisam ser entendidas como um todo, o que só é possível ao avaliar métodos de transmissão, formas de propagação, inserção social dos pacientes, medidas de proteção, entre outros aspectos. O infectologista compreende todo o processo que leva ao desenvolvimento dessas doenças, por isso é qualificado para tratá-las.

Então, ao diagnosticar alguma condição do tipo em um paciente, o profissional tem o objetivo de eliminar ou neutralizar os microrganismos causadores da doença, matando-os ou impedindo que eles se multipliquem.

Existem casos, como o do vírus HIV, por exemplo, em que é necessário fazer um tratamento constante. O HIV, especificamente, integra seu material genético às células das pessoas e pode fragilizar permanentemente o organismo. Quando isso ocorre, temos um quadro de AIDS, que pode ser evitado com o uso de antirretrovirais para retardar o avanço do vírus.

A mesma lógica vale para outras doenças infecciosas crônicas, como hepatites, sífilis e herpes genital. Já outros problemas podem ser resolvidos em curto prazo, com o uso de diferentes tipos de antimicrobianos. É o caso de infecções urinárias, micoses, clamídia, gripes, etc.

Além disso, os infectologistas são muito presentes na urgência e emergência de hospitais, para tratar infecções em vítimas de acidentes ou mesmo para atender pessoas atacadas por animais peçonhentos.

Quando procurar um infectologista

Na maioria dos casos, os pacientes costumam ser direcionados a um infectologista após passarem por avaliação de um clínico geral, até em razão da abrangência das doenças infecciosas ou parasitárias. Elas podem surgir em qualquer parte do corpo e, por isso, também é normal que o paciente procure especialistas de órgãos específicos, mas que não são especializados no tratamento de infecções.

Existem, no entanto, alguns sintomas comuns a muitas doenças infecciosas. A febre, por exemplo, pode indicar uma simples gripe ou problemas mais graves. O ideal é procurar o infectologista assim que o diagnóstico preventivo apontar possíveis problemas causados por bactéria, vírus, fungo, protozoário ou parasita. O especialista também pode ser procurado para orientações sobre vacina antes viagens para lugares onde há risco de infecção.

As principais doenças que o infectologista trata

  • Causadas por vírus: dengue, hepatites virais, meningites, zika, chikungunya, febre amarela, AIDS, herpes e covid-19.
  • Causadas por fungos: esporotricose, candidíase e micoses
  • Causadas por bactérias: tétano, hanseníase, coqueluche, sífilis, disenteria bacilar, clamídia, tuberculose e gonorreia.
  • Causadas por protozoários: toxoplasmose, tricomoníase, leishmaniose, malária e doença de chagas.

Conheça Nosso especialista

Imagem Dr. Ricardo

Dr. Ricardo Blaia D’Avila

CRM-RJ 1062891

Outras Especialidades

Clinica geral

Imagem Ultrassonografia

Ultrassonografia

Imagem Urologia

Urologia

Imagem Ortopedia

Ortopedia

Avaliação de Imagens

Santé Medicina Integrada
Clínica Médica em Paraty - RJ

A Santé Medicina Integrada foi criada com o intuito de ser um espaço multiprofissional que ofereça profissionais de qualidade em diversas áreas de atendimento à saúde. A Santé visa ser uma alternativa para que os pacientes possam ter um atendimento de excelência sem necessitar sair da cidade de Paraty para encontrar o profissional adequado.

Imagem A Clínica